Como participar do Projeto Menina Mãe?

O Departamento de Assuntos Comunitários da Associação dos Médicos de Santos está promovendo o Projeto Menina Mãe, que é um projeto-piloto com adolescentes grávidas, com uma equipe multidisciplinar voluntária, visando minimizar os efeitos que uma gestação nesta faixa etária pode provocar no seu desenvolvimento emocional, físico e social.

Na literatura científica consta que estas jovens costumam engravidar dentro de 1 ou 2 anos após a primeira gestação, e também que elas evoluem com maior chance de apresentarem complicações durante este período.

Neste trabalho oferecemos informação e acompanhamento, juntamente com seu médico, na tentativa de diminuir estes riscos.

É pré-requisito para pertencer ao projeto que estas jovens estejam em acompanhamento médico especializado antes e após o parto, assim como os seus bebês.
Oferecemos orientação médica, psicológica e fisioterápica antes e após o parto, através de palestras e vivências com nossa equipe multidisciplinar.

Procuramos integrá-las à família e à escola.
Realizamos reuniões periódicas com as mães das meninas e com os pais dos bebês, ampliamos horizontes de profissionalização, através de cursos e oficinas de artesanato e damos orientação básica de puericultura para que possam cuidar do seu bebê e orientação em métodos contraceptivos para após o parto. Acompanhamos a mãe e o bebê, juntamente com o ginecologista e o pediatra responsável, até o primeiro ano de vida.

Estas atividades são realizadas semanalmente, às sextas-feiras, das 13h30min às 18h, na sede da associação dos médicos de santos, totalmente gratuitas (condução e lanches grátis).

Recebemos doações de enxovais da ASFAR (associação das famílias rotarianas) e Lions Clube Santos Sul, além da comunidade.

Agradeço pela atenção e colaboração.
Lourdes Teixeira Henriques
Diretora do departamento de assuntos comunitários da AMS.

1 comentários:

Flávia Layane O.da Silva disse...

Boa Noite! meu nome é Flávia e façom parte da coordenação da União Brasileira de Mulheres - Nucleo Itabuna e temos interesse de inplantar um projeto desse porte em Itacaré onde estamos implantando um nucleo da UBM, gostaria de mais informação do projeto se possivel.

Grata Flávia Layane
Coordenadora de Comunicação

ubmitabuna@gmail.com

Postar um comentário