Gravidez na Adolescência

Bebês não vêm com manual de instrução e não existem escolas de formação de mães e pais. Quando a gestante é uma adolescente, as dúvidas e as angústias se multiplicam. “Existem muitas crendices em torno da gravidez e dos cuidados com os recém-nascidos. Cada um diz uma coisa, e vamos fazendo o que nossas mães e avós fizeram”, destaca a médica Lourdes Teixeira Henriques, coordenadora do Projeto Menina-Mãe.

Pensando em ensinar jovens grávidas a se preparem para a chegada dos bebês, a Associação dos Médicos de Santos mantém o projeto Menina-Mãe, que atualmente atende oito garotas, entre moradoras da Cidade, São Vicente e Guarujá.

Em reuniões realizadas às sextas-feiras, das 13h30 às 18 horas, na sede da Associação, as jovens, grávidas ou já com seus bebês no colo, se encontram para trocar experiências e receber informações confiáveis de uma equipe multidisciplinar com psicóloga, fisioterapeuta, pediatra, enfermeira e assistente social.

O conteúdo das “aulas sobre como ser mãe” vai do aleitamento, aos tipos de parto e o desenvolvimento da criança em seu primeiro ano de vida. As alunas não só ouvem as especialistas, como também falam sobre o que estão vivendo. “É a minha primeira gravidez. Estou aprendendo muitas coisas que vão me ajudar quando ele nascer”, diz Elizângela, 18 anos, no quinto mês de gestação.

Entre uma palestra e outra, a hora do lanche serve para as meninas se soltarem e conversarem entre si. Papos sobre dilatação, parto, menstruação e situações no hospital correm solto. “O parto normal dói na hora, depois você não sente mais nada”. “Você fica nove meses sem menstruação. Depois que ela vem, ninguém segura”. “Quem faz cesárea, tem que ficar dez horas deitada”.

Segundo a pediatra Ana Beatriz Soares de Matos Almeida, uma das médicas voluntárias do projeto, é possível sim aprender a ser mãe. “A maternidade é um estado de espírito, que não se aprende. Mas a informação pode fazer com que se exerça a maternidade com mais responsabilidade e saúde”.

A jovem Elizângela acha que, no fundo, ser mãe não é tão difícil assim. “Se a mãe se esforçar e der amor ao filho, não tem como haver complicação”. Parece que ela aprendeu direitinho a lição.

SERVIÇO - O projeto Menina-Mãe atende gratuitamente as jovens e ainda fornece o transporte e lanche. Os requisitos são que as participantes façam o pré-natal e tenham 19 anos incompletos. A Associação dos Médicos de Santos fica na Avenida Ana Costa, 388, Gonzaga, tel. 3289-2626. O telefone de contato do projeto Menina-Mãe é 3019-9439, das 13h30min às 18 horas.

Texto original enviado pela jornalista Fernanda Mello
Mais informações para a imprensa: (13) 9121-6684

1 comentários:

Anônimo disse...

eu acho que as meninas de hoje deviam tomar mas cuidados com a gravides na adolescência se previnirem usar camisinha;tomar pilulas e outras coisas

Postar um comentário