Entrevista no programa Arte de Viver

Gravidez na Adolescência

Bebês não vêm com manual de instrução e não existem escolas de formação de mães e pais. Quando a gestante é uma adolescente, as dúvidas e as angústias se multiplicam. “Existem muitas crendices em torno da gravidez e dos cuidados com os recém-nascidos. Cada um diz uma coisa, e vamos fazendo o que nossas mães e avós fizeram”, destaca a médica Lourdes Teixeira Henriques, coordenadora do Projeto Menina-Mãe.

Pensando em ensinar jovens grávidas a se preparem para a chegada dos bebês, a Associação dos Médicos de Santos mantém o projeto Menina-Mãe, que atualmente atende oito garotas, entre moradoras da Cidade, São Vicente e Guarujá.

Em reuniões realizadas às sextas-feiras, das 13h30 às 18 horas, na sede da Associação, as jovens, grávidas ou já com seus bebês no colo, se encontram para trocar experiências e receber informações confiáveis de uma equipe multidisciplinar com psicóloga, fisioterapeuta, pediatra, enfermeira e assistente social.

O conteúdo das “aulas sobre como ser mãe” vai do aleitamento, aos tipos de parto e o desenvolvimento da criança em seu primeiro ano de vida. As alunas não só ouvem as especialistas, como também falam sobre o que estão vivendo. “É a minha primeira gravidez. Estou aprendendo muitas coisas que vão me ajudar quando ele nascer”, diz Elizângela, 18 anos, no quinto mês de gestação.

Entre uma palestra e outra, a hora do lanche serve para as meninas se soltarem e conversarem entre si. Papos sobre dilatação, parto, menstruação e situações no hospital correm solto. “O parto normal dói na hora, depois você não sente mais nada”. “Você fica nove meses sem menstruação. Depois que ela vem, ninguém segura”. “Quem faz cesárea, tem que ficar dez horas deitada”.

Segundo a pediatra Ana Beatriz Soares de Matos Almeida, uma das médicas voluntárias do projeto, é possível sim aprender a ser mãe. “A maternidade é um estado de espírito, que não se aprende. Mas a informação pode fazer com que se exerça a maternidade com mais responsabilidade e saúde”.

A jovem Elizângela acha que, no fundo, ser mãe não é tão difícil assim. “Se a mãe se esforçar e der amor ao filho, não tem como haver complicação”. Parece que ela aprendeu direitinho a lição.

SERVIÇO - O projeto Menina-Mãe atende gratuitamente as jovens e ainda fornece o transporte e lanche. Os requisitos são que as participantes façam o pré-natal e tenham 19 anos incompletos. A Associação dos Médicos de Santos fica na Avenida Ana Costa, 388, Gonzaga, tel. 3289-2626. O telefone de contato do projeto Menina-Mãe é 3019-9439, das 13h30min às 18 horas.

Texto original enviado pela jornalista Fernanda Mello
Mais informações para a imprensa: (13) 9121-6684

Como participar do Projeto Menina Mãe?

O Departamento de Assuntos Comunitários da Associação dos Médicos de Santos está promovendo o Projeto Menina Mãe, que é um projeto-piloto com adolescentes grávidas, com uma equipe multidisciplinar voluntária, visando minimizar os efeitos que uma gestação nesta faixa etária pode provocar no seu desenvolvimento emocional, físico e social.

Na literatura científica consta que estas jovens costumam engravidar dentro de 1 ou 2 anos após a primeira gestação, e também que elas evoluem com maior chance de apresentarem complicações durante este período.

Neste trabalho oferecemos informação e acompanhamento, juntamente com seu médico, na tentativa de diminuir estes riscos.

É pré-requisito para pertencer ao projeto que estas jovens estejam em acompanhamento médico especializado antes e após o parto, assim como os seus bebês.
Oferecemos orientação médica, psicológica e fisioterápica antes e após o parto, através de palestras e vivências com nossa equipe multidisciplinar.

Procuramos integrá-las à família e à escola.
Realizamos reuniões periódicas com as mães das meninas e com os pais dos bebês, ampliamos horizontes de profissionalização, através de cursos e oficinas de artesanato e damos orientação básica de puericultura para que possam cuidar do seu bebê e orientação em métodos contraceptivos para após o parto. Acompanhamos a mãe e o bebê, juntamente com o ginecologista e o pediatra responsável, até o primeiro ano de vida.

Estas atividades são realizadas semanalmente, às sextas-feiras, das 13h30min às 18h, na sede da associação dos médicos de santos, totalmente gratuitas (condução e lanches grátis).

Recebemos doações de enxovais da ASFAR (associação das famílias rotarianas) e Lions Clube Santos Sul, além da comunidade.

Agradeço pela atenção e colaboração.
Lourdes Teixeira Henriques
Diretora do departamento de assuntos comunitários da AMS.

Confirmada nossa participação no Prêmio Comunidade em Ação.

Nosso projeto realmente não para, estamos procurando sempre o crescimento e progresso de todo o esforço merecidamente investido, e, claro, a divulgar cada vez mais este bonito trabalho realizado com as adolescentes grávidas!

Foi confirmada nossa participação no Prêmio Comunidade em Ação, promovido pela A Tribuna e CPFL, que tem por objetivo divulgar boas ações e incentivar o voluntariado na região. Em seu sétimo ano, o projeto implica na publicação de reportagens sobre 15 projetos sociais que concorrerão a um prêmio no final do projeto. As matérias serão publicadas no jornal A Tribuna, sempre às quartas-feiras, na página A-8. O projeto permiará as ações voluntárias realizadas na Baixada Santista, segundo os critérios de impacto social, grau de mobilização, aplicação de competência e originalidade da ação.
Agora nos resta torcer para que nosso Núcleo seja escolhido!!!

Rede de Amamentação confirma parceria com o projeto.

Na semana passada, após a visita da Dra. Keiko em nosso Núcleo, foi confirmada a parceria com a Rede Social de Amamentação de Santos e Região.
Mensalmente receberemos um profissional da equipe nos auxiliando em nosso trabalho. É mais um grande apoio que foi conquistado por todos nós, especialmente pelas meninas-mães, que demonstraram grande interesse com a visita da Rede, principalmente em amamentar seus filhos corretamente, tirando algumas dúvidas com relação a vários temas como o uso de chupetas e mamadeiras.

Não podemos deixar de citar as grandes parceirias que já temos: Dra. Ana Beatriz Soares de Matos Almeida ( Pediatra ), Dra. Teresa I. Nishimoto ( Pediatra ), Dra. Vera Andrade, Dra. Vanessa Ubinha ( Dentista ), Dra. Marcelina Bassetto ( Pediatra ), Dra. Ana Maria Albino ( Ginecologista ), Dra. Neide Ramos ( Ginecologista ), Equipe de Nutricionistas ( Escola Técnica ), ASFAR ( Associação das Famílias Rotarianas ), Lions Clube de Santos Sul, Rafael Touzon Dantas ( Web Designer ), SENAC ( Helena Beatriz Xavier Lourenço ).